CEUA | Pesquisa e Inovação | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua)

“O problema não consiste em saber se os animais podem raciocinar, tampouco se podem falar ou não; o verdadeiro problema é este: podem eles sofrer? ” Jeremy Bentham, 1789

A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Unisul tem o propósito de fazer a revisão ética de propostas de atividades científicas ou de ensino no que diz respeito à defesa do bem-estar dos animais em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino segundo elevado padrão ético e acadêmico. Possui caráter independente e multiprofissional, de múnus público, com papel consultivo, deliberativo, educativo e vinculativo quanto a sua atividade fim.

A Ceua regulamenta todas as atividades envolvendo a criação e a utilização de animais em atividades de pesquisa e/ou de ensino na Unisul, cumprindo, nos limites de suas atribuições, o disposto em legislação, levando em conta os princípios éticos, a relevância do propósito científico e o impacto de tais atividades sobre a preservação da vida, o bem estar e a proteção dos animais.

A Comissão foi constituída pela Resolução Consun 46/2009, de 25 de novembro de 2009, com a participação de professores pesquisadores, biólogos, médicos veterinários, representantes docentes e de entidades de proteção aos animais.

Saiba como submeter os projetos à avaliação da Ceua

No Campus Tubarão:

Os pesquisadores devem encaminhar os projetos para submissão por meio do setor de malotes. O documento deve ser encaminhado para:

Ceua/Unidade Universtária Pedra Branca
A/C Luana Martendal

No Campus Grande Florianópolis:

Os pesquisadores devem entregar os projetos destinados à avaliação pela Ceua na Unidadee Universitária Pedra Branca, à Secretaria da Ceua no Bloco J, com protocolo de recebimento.

Atenção: em consonância aos dispostos dos artigos 18º e 19º do Regimento Interno da Comissão (regulamentado pela Resolução 380/2017 do Consun, de 30/8/2017), a partir do semestre 2018/1 somente serão homologadas propostas de estudo (projetos de pesquisa e/ou protocolos de atividades didáticas) mediante a submissão por meio eletrônico (e-mail: ceua@unisul.br) e físico (protocolado na Secretaria do Ceua/Unisul, Unidade Pedra Branca) das cópias do projeto com apresentação formal e do Formulário Unificado para Submissão.

Parecer do Ceua

Uma vez submetido o projeto, a Ceua Unisul emite um parecer, que pode indicar que o projeto tenha pendências ou que esteja aprovado.

Parecer com pendências

Documentos para resposta às pendências

Caso o parecer da Ceua indique pendências, o pesquisador deve realizar as alterações no projeto ou no formulário e anexar a carta Resposta a Pendências, conforme o modelo abaixo.

Atenção! A Ceua não avaliará as pendências que retornarem sem a carta &quotResposta a Pendências&quot. As pendências devem ser respondidas dentro de 60 dias, a partir da data da reunião na qual o projeto foi avaliado. Após esse prazo o protocolo será arquivado.

Emenda

Envie uma emenda à Ceua quando houver modificações no projeto original já aprovado. A carta de emenda deve ser encaminhada ou entregue à secretaria da Ceua.

Conheça os membros do Ceua

• Sandro Sgrott, médico veterinário e coordenador
  • Rene Darela Blazius, médico veterinário e vice-coordenador
  • Anna Paula Piovesan, farmacêutica
  • Daniel Fernandes Martins, fisioterapeuta
  • Fabrícia Cardoso Petronilho, bioquimica industrial
  • Josiane Somariva Prophiro, bióloga
  • Jucelia Jeremias Fortunato, bióloga
  • Juliano Menezes Battisti, representante ONG movimento-cão
  • Luiz Alberto Kanis, farmacêutico

Entre em contato

Entre em contato para sanar dúvidas sobre princípios éticos em pesquisa e submissão de projetos!

Atendimento presencial: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h.
E-mail: ceua@unisul.br

Campus Universitário Grande Florianópolis, Bloco J.
Av. Pedra Branca, 25
Cidade Universitária Pedra Branca