Matrícula Ensino a Distância | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Ensino a Distância

Matrícula Veteranos
Confira os procedimentos, períodos, orientações financeiras e outras informações importantes para realizar sua matrícula semestral em cursos a distância da Unisul. Informativo de matrícula para impressão

Grade dos Cursos

Veja quais as disciplinas disponíveis para sua matrícula em 2017/2.

Ao acessar o MinhaUnisul com seu login e senha, selecione as opções correspondentes ao seu curso.

Ver grade dos cursos

Entenda o processo de matrícula

Para realizar a matrícula semestral do seu curso, acesse o Minha Unisul com seu login e senha, durante os períodos estabelecidos.

Com a renovação de matrícula você indica as disciplinas a serem cursadas e reserva vaga para o semestre seguinte.

Conforme a quantidade de créditos das disciplinas são calculadas as mensalidades a serem disponibilizadas nos boletos bancários.

Requisitos para a escolha de disciplinas

Lembre-se que a sua primeira matrícula foi realizada pela UnisulVirtual e que há 3 editais de ingresso por semestre, com entradas de alunos em 3 períodos distintos.

Identifique qual foi seu período de ingresso e se há disciplinas/unidades de aprendizagem pendentes do 1º semestre do seu curso.

Na prática, a matrícula dos alunos ingressantes em 2017/1 ocorreu da seguinte forma:

  • Os alunos do 1º edital iniciaram as aulas no dia 6/2/2017, sendo matriculados em disciplinas/UA da 1ª fase do curso, correspondentes ao 1º, 2º e 3º períodos do semestre letivo;
  • Os alunos do 2º edital iniciaram as aulas no dia 6/3/2017, sendo matriculados em disciplinas/UA da 1ª fase do curso, correspondentes ao 2º e 3º períodos do semestre letivo;
  • Os alunos do 3º edital iniciaram as aulas no dia 3/4/2017, sendo matriculados em disciplinas/UA da 1ª fase de seu curso, correspondentes ao 3º período do semestre letivo.

Veja como fazer

Informações práticas para você realizar as avaliações presenciais

As avaliações presenciais podem ser realizadas com consulta aos livros didáticos e materiais complementares individuais impressos.

Não é permitida a troca de materiais entre os colegas e o uso de materiais eletrônicos como: laptop, palmtop, calculadora do celular ou similares. O uso de calculadora simples, científica ou HP é permitido somente nas disciplinas com cálculos.

Fique atendo aos dias e horários das avaliações presenciais

DATA DA AP

TIPO DE AP

ATENÇÃO

26/8/2017

1ª chamada do 1º período

Consulte no EVA qual será o turno (manhã ou tarde) de suas APs

(matutino ou vespertino)

30/9/2017

1ª chamada do 2º período

(matutino ou vespertino)

21/10/2017

2ª chamada do 1º período (matutino)

2ª chamada do 2º período (vespertino)

28/10/2017

1ª chamada do 3º período

(matutino ou vespertino)

11/11/2017

2ª chamada do 3º período (matutino)

Final do 1º período (vespertino)

2/12/2017

Final do 2º período (matutino)

Final do 3º período (vespertino)

 

Tipos de avaliação presencial

  • Avaliação Presencial em 1ª chamada: é obrigatória, individual e por disciplina/unidade de aprendizagem;
  • Avaliação Presencial em 2ª chamada: destinada somente aos alunos que não compareceram na avaliação de 1ª chamada e que protocolaram sua solicitação de realização desta avaliação pelo Atendimento Online > Criar Protocolo Online, em até 48 horas úteis após a data da 1ª chamada;
  • Avaliação Presencial Final: disponibilizada automaticamente aos alunos que não alcançaram média suficiente para aprovação na disciplina/unidade de aprendizagem.

     

Atenção!

As datas, horários e locais das avaliações presenciais poderão sofrer alterações, mediante aviso aos alunos.

Os endereços, locais e horários para a realização das avaliações presenciais serão disponibilizados no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA), na semana que antecede a avaliação presencial. Fique atento, pois não serão ofertadas outras datas.

Em caso de perda da 1ª e 2ª chamadas, e estando com média na disciplina superior ou igual a 2, você poderá realizar somente a Avaliação Presencial Final.


Como solicitar a realização da Avaliação Presencial em 2ª chamada?

O aluno que não puder realizar as avaliações presenciais em 1ª chamada, conforme data fixada no Cronograma de cada disciplina deverá formalizar a solicitação de “Avaliação Presencial 2ª Chamada”.

O prazo para enviar está solicitação finaliza em 48 horas úteis após a data da 1ª chamada.

Para formalizar sua solicitação realize o seguinte passo a passo:

Acesse o MinhaUnisul com seu usuário e senha;

Busque pelo menu de Atendimento Online, opção Atendimento Online > Criar Protocolo Online;

Selecione a solicitação de Avaliação Presencial 2ª chamada ("AV2ªCHAMAD");

Selecione a data de avaliação (data da 1ª chamada);

Concorde com os termos do protocolo e clique no botão "Gerar Protocolo".

 

O deferimento dessa solicitação implicará a cobrança de uma taxa que será junto à mensalidade, no próximo boleto faturado.

 

Atenção!

A data e horário em que será realizada a Avaliação Presencial em 2ª chamada estão disponíveis na ferramenta Cronograma, do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA).

Lembre-se de consultar o Cronograma da(s) disciplina(s)/unidade(s) de aprendizagem que precisará realizar esta prova, pois a data e horário irão variar conforme período de estudo das disciplinas.

 

Como solicitar alteração do Local de Prova? 

No decorrer do semestre o aluno pode solicitar troca do local de prova. Para isso é necessário formalizar a solicitação por meio do Atendimento Online > Criar Protocolo Online no MinhaUnisul.

 

Escolha uma das opções:

  • Troca do Local de Prova Definitiva para situações em que a mudança de local seja para mais de uma data de Avaliação Presencial ou
  • Troca do Local de Prova Provisória para situações em que você esteja fora de seu local de prova apenas na próxima data de Avaliação Presencial.

Fique atento, pois o prazo para formalizar as solicitações é de até 20 dias antes da data de avaliação presencial. Para realizar a alteração, é necessário que você informe no campo de "Observações do Aluno" de seu protocolo, a cidade onde deseja realizar as avaliações. 

 

Atenção!
A alteração de seu endereço, nos dados cadastrais, não altera automaticamente seu local de realização das avaliações presenciais.

O 1º período de matrícula antecede a publicação das notas finais do semestre vigente, dessa forma, é aconselhável que você realize sua matrícula nas disciplinas/unidades de aprendizagem do seu curso de forma regular e, posteriormente, se necessário, efetue a atualização da matrícula no período de Ajuste de Matrícula.

Períodos de matrícula 2017/1

A Unisul reserva três períodos para a matrícula dos alunos veteranos de cursos a distância.

Assista ao vídeo explicativo

1º Período+

De 24/5 a 12/6/2017 Matricule-se pelo MinhaUnisul
A partir de 21/6/2017 Imprima seu boleto - O Boleto para confirmação de matrícula estará disponível para impressão no MinhaUnisul. O plano de pagamento será em 6x.
De 4 a 11/7/2017 Ajuste de matrícula -Período destinado, se necessário, a ajustes de matrícula. Disponível apenas para alunos que realizaram a matrícula neste 1º período. O ajuste financeiro referente ao ajuste de matrícula ocorrerá para as mensalidades dos meses seguintes.
Até 7/7/2017 Confirme sua matrícula - O boleto deve ser pago até a data de vencimento para que a matrícula seja efetivada.
24/7/2017 Início das atividades letivas das disciplinas/unidades de aprendizagem do 1º período.

2º Período+

Destinado aos alunos que não efetuaram a matrícula no 1º período ou não confirmaram a matrícula realizada, por meio do pagamento da 1ª mensalidade do semestre.

De 19 a 25/7/2017 Matricule-se pelo Minha Unisul. Nesta etapa de matrícula, será possível incluir apenas disciplinas/unidades de aprendizagem com data de início a partir de 21/8/2017 (2º e 3º períodos de aulas de 2017/2).
A partir de 1/8/2017 Imprima seu boleto - O Boleto para confirmação de matrícula estará disponível para impressão no MinhaUnisul. O plano de pagamento será em 5x.
Até 7/8/2017 Confirme sua matrícula - o boleto deve ser pago até a data de vencimento para que a matrícula seja efetivada.
21/8/2017 Início das atividades letivas das disciplinas/unidades de aprendizagem do 2º período.

3º Período+

Destinado aos alunos que não efetuaram a matrícula no período anterior ou não confirmaram a matrícula realizada, por meio do pagamento da 1ª mensalidade do semestre.

De 15 a 29/8/2017 Matricule-se pelo Minha Unisul. Nesta etapa de matrícula, será possível incluir apenas disciplinas/unidades de aprendizagem com data de início a partir de 25/9/2017 (3º período de aula de 2017/2).
A partir de 4/9/2017 Imprima seu boleto - O Boleto para confirmação de matrícula estará disponível para impressão no MinhaUnisul. O plano de pagamento será em 4x.
Até 6/9/2017 Confirme sua matrícula - o boleto deve ser pago até a data de vencimento para que a matrícula seja efetivada.
25/9/2017 Início das atividades letivas das disciplinas/unidades de aprendizagem do 3º período.

Passo a passo para realizar a matrícula

  1. Acesse o MinhaUnisul
  2. Digite seu nome de usuário e senha
  3. Acesse o banner da matrícula 2017/2 ou busque pelo menu “Acadêmico > Matrícula > Matricular-se em uma turma”
  4. Na tela "Selecionar Ciclo Letivo de Matrícula", acesse o ciclo "2017 - 2º Semestre"
  5. Leia e aceite o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  6. Clique em "Matricular-se"
  7. Abra o semestre de interesse e visualize as disciplinas/unidades de aprendizagem vinculadas ao seu currículo, disponíveis para matrícula;
  8. Se necessário, utilize a opção "Localizar Turmas Equivalentes" para buscar turmas equivalentes quando não houver oferta da disciplina/unidade de aprendizagem no semestre
  9. Selecione as disciplinas/unidades de aprendizagem que deseja cursar no semestre 2017/2 e clique em “Adicionar”
  10. Após selecionar as disciplinas, o sistema atualiza o status de matrícula (matriculado, erros encontrados ou indisponível)
  11. Clique em "Concluir".

Observação

Não existindo êxito na realização da matrícula online em determinada disciplinas/unidade de aprendizagem, solicite a Matrícula Administrativa nos períodos regulares de matrícula.

  1. Matrícula em disciplinas/unidades de aprendizagem de outros cursos para cumprimento das Atividades Complementares e/ou Núcleos Eletivos, quando não for possível a matrícula via autoatendimento;
  2. Não localização de disciplina/unidade de aprendizagem equivalente para matrícula. Nesta situação, entre primeiro em contato com a coordenação do curso e aguarde um parecer. Em posse do parecer do coordenador, formalize a solicitação de Matrícula Administrativa;
  3. Matrícula em disciplinas/unidades de aprendizagem que acusaram "erro" no momento da matrícula online e este não é pertinente.

Veja como solicitar a Matrícula Administrativa:

  1. Acesse o MinhaUnisul;
  2. Digite seu login e senha;
  3. Busque pelo menu "Atendimento online" e acesse as opções "Atendimento Online" e "Criar Protocolo Online";
  4. Selecione "Matrícula Administrativa";
  5. No campo de "Observações do Aluno", exponha sua solicitação e informe a(s) disciplina(s)/unidade(s) de aprendizagem que deseja se matricular, com seu(s) respectivo(s) número(s) de turma.

Ajuste de matrícula

Alterações como incluir, substituir ou cancelar disciplinas podem ser feitas no primeiro e segundo período de matrícula.

Para isso, você deve estar em dia com as mensalidades. O ajuste financeiro referente à alteração será aplicado nas mensalidades dos meses seguintes.

Veja como fazer Ajuste de matrícula:

  1. Acesse o MinhaUnisul;
  2. Digite seu login e senha;
  3. Acesse “Acadêmico/Matrícula/Matricular-se em uma turma”;
  4. Escolha o semestre vigente;
  5. Clique em “Matricular-se” e visualize as disciplinas em que está matriculado e as disponíveis para matrícula;
  6. Após fazer as alterações, espere o sistema processar e verifique o status da disciplina que pode aparecer como: matriculado, erros encontrados ou indisponível;
  7. Clique em “Concluir”.

Orientações Financeiras

Para realizar a matrícula você deve estar em dia com suas mensalidades. A matrícula será confirmada somente após o pagamento da primeira mensalidade do semestre letivo, até a data do vencimento.

Para os alunos com pendências financeiras a Unisul oferece condições para refinanciamento dos débitos com antecedência, liberando a matrícula desde o 1º período dentro dos prazos informados.

  • Se você desejar quitar o semestre à vista deverá acessar o MinhaUnisul > Financeiro > Pagamento Antecipado de Fatura;
  • Caso opte pelo refinanciamento de débitos, a Unisul oferece a opção de Autorrefinanciamento. Veja como refinanciar
  • O boleto de matrícula referente ao 1º período será enviado via Correios e caso não o receba, acesse o MinhaUnisul para imprimí-lo;
  • O boleto de matrícula realizada a partir do 2º período estará disponível apenas no MinhaUnisul.