Currículo | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Auditoria e Administração Hospitalar

Pedra Branca

Currículo

Disciplina

Carga Horária

Ementa

Acreditação de Organizações e Serviços de Saúde e Métodos de Qualidade e Produtividade Hospitalar

30h

Aspectos Éticos e Bioéticos em Auditoria e Fundamentos Éticos e Legais na Área de Administração Hospitalar

15h

Auditoria Hospitalar, Controle e Avaliação em Saúde Pública e Saúde Privada

30h

Estágio Supervisionado em Princípios Práticos no Processo de Trabalho nas Unidades Hospitalares

30h

Fundamentos de Administração Geral e Hospitalar

30h

Gestão de Pessoas nas Unidades Hospitalares e no Serviço de Auditoria

30h

Gestão de Recursos Físicos, Materiais e Patrimoniais

30h

Gestão do Serviço do Prontuário e Atenção Direta ao Paciente

15h

Metodologia da Pesquisa em Gestão Hospitalar

30h

Planejamento e Marketing Estratégico em Auditoria e Administração Hospitalar

15h

Políticas de Saúde no Contexto da Administração Hospitalar

30h

Seminário de Elaboração e Apresentação do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso

30h

Sistemas de Tecnologia da Informação Gerencial em Auditoria de Serviços de Saúde e Administração Hospitalar

15h

Sistematização da Assistência Aplicada à Administração Hospitalar

30h

Trabalho de Conclusão de Curso em Gestão Hospitalar

15h
Total: 375h  

Ementa: Acreditação de Organizações e Serviços de Saúde e Métodos de Qualidade e Produtividade Hospitalar

Garantia da Qualidade em ambientes hospitalares. Qualidade como uma ciência abrangente. Gestão da qualidade total em saúde. Gestão da qualidade: processo histórico e tendências. Avaliação e monitoramento da qualidade. Indicadores e ferramentas de gestão da qualidade. Garantia de qualidade. Metodologia de Acreditação Hospitalar. Níveis de acreditação. O conceito de estrutura. Arquitetura hospitalar. Padronização de materiais. Verificação de itens de controle. Conceitos básicos de avaliação. Avaliação dos clientes usuários. Uso da avaliação. Avaliação de estrutura, processo e resultado. Pesquisa de avaliação. Os pilares da qualidade em saúde. Melhoria da qualidade.

Ementa: Aspectos Éticos, Bioéticos e Legais na Área de Administração Hospitalar

A ética como ciência. Estudo da compreensão da ética como dimensão fundamental do ser. Relações entre os seres humanos e do ser no mundo na dimensão do cuidar. Evolução do pensamento científico. Aspectos da legislação em administração hospitalar inerentes à pratica profissional. Lei do exercício profissional: código de ética. O exercício profissional em administração hospitalar no Brasil: aspectos éticos, bioéticos, legais, humanos, sociais e políticos em uma visão teórica e prática. O código de ética e as responsabilidades individuais e coletivas. Princípios da ética e bioética. Ética e questões de saúde.

Ementa: Auditoria Hospitalar, Controle e Avaliação em Saúde Pública e Saúde Privada

Introdução e princípios gerais de auditoria hospitalar e pública. Teorias de auditoria e sua influência em administração hospitalar. O profissional de saúde e o planejamento, organização e gestão das unidades hospitalares em relação a auditoria. Conceito geral, divisão, tipos e aplicabilidade de auditoria nas unidades de saúde. Sistema de auditoria: aspectos humanos e materiais.

Ementa: Estágio Supervisionado em Princípios Práticos no Processo de Trabalho nas Unidades Hospitalares

Desenvolvimento e fundamentação teórico-prática no processo de formação do gestor, como parte do planejamento, métodos e técnicas de programação para a organização dos serviços de saúde através da administração hospitalar. Ensino prático supervisionado do processo de trabalho e construção de um projeto de intervenção vinculado ao TCC.

Ementa: Fundamentos de Administração Geral e Hospitalar

Introdução e princípios gerais de administração hospitalar e pública. Teorias de Administração e sua influência em administração hospitalar. O profissional de saúde e o planejamento, organização e gestão das unidades hospitalares. Estrutura e equipamentos das instituições de saúde. Conceito geral e divisão de hospital. Estratégias de operações em organização de saúde. Sistema hospitalar: planta física, aspectos humanos e materiais.

Ementa: Gestão de Pessoas nas Unidades Hospitalares e no Serviço de Auditoria

Gestão de Pessoas na prática; Revisão dos Processos da Gestão de Pessoas nas organizações; Recrutamento, Seleção e Formação de Banco de Talentos; Plano de carreira e movimentação de pessoal; Gestão de Desempenho; Estratégias de avaliação de competências e desempenho; Remuneração Estratégica: sistema de remuneração, benefícios e planos de incentivos; Cultura e clima organizacional; Diagnóstico organizacional na área de gestão de pessoas; Desenvolvimento e mudança organizacional; Educação Corporativa: Treinamento e desenvolvimento de pessoas; Desenvolvimento de pessoas: da carreira à aposentadoria - educação permanente.

Ementa: Gestão de Recursos Físicos, Materiais e Patrimoniais

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Enfoque e Tendências da Administração de Materiais. Administração de Compras. Aquisição de Recursos Materiais e Patrimoniais. Administração de Estoques. Lote Econômico. Tipos de Estoques. Estoque de Segurança e Recursos Patrimoniais. Administração dos subsistemas de Recursos Materiais e Patrimoniais, focalizando os fundamentos de gestão dos sistemas e processos correspondentes: terminologia, organização do órgão, compras, estoques, especificações de materiais, armazenagem, transportes, distribuição física e, os mecanismos de controle dos sistemas.

Ementa: Gestão do Serviço do Prontuário e Atenção Direta ao Paciente

Funções de gerência do serviço de saúde, considerando o planejamento, aplicação e controle dos recursos na gestão do Serviço de prontuário e atenção direta ao paciente; Gestão e manuseio dos prontuários pelas unidades e pessoas das áreas afins como nutrição, hotelaria, farmácia entre outros. Estrutura e organização da cadeia de suprimento como compra, armazenamento de materiais e estoque. Normas e rotinas para manuseio e atuação no Serviço do Prontuário e atenção direta ao paciente. Controle de prevenção de infecções hospitalares como indicador de qualidade nas anotações no prontuário e atenção direta ao paciente.

Ementa: Metodologia da Pesquisa em Gestão Hospitalar

A pesquisa como processo que busca esclarecer problemas do mundo. Pesquisa e suas classificações. Métodos Científicos. Etapas da pesquisa. Projeto de Pesquisa. Conceito e concepção de ciência. Conceituação de Metodologia Científica. Passos do encaminhamento e da elaboração de projetos. Elaboração e desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. Análise e interpretação dos dados obtidos. Apresentação formal dos produtos da Pesquisa (artigo científico).

Ementa: Planejamento e Marketing Estratégico em Auditoria e Administração Hospitalar

Planejamento e marketing estratégico em Auditoria e Administração Hospitalar na administração de saúde pública. O comportamento do consumidor de serviços. As ferramentas do planejamento e marketing. Estratégia de atendimento. O Planejamento e Marketing Estratégico em Auditoria e Administração Hospitalar e a captação e atração de recursos.

Ementa: Políticas de Saúde no Contexto da Administração Hospitalar

História das Políticas Públicas de Saúde no contexto social, epidemiológico, político, econômico e administrativo no Brasil. Organização e gestão dos serviços de saúde. Modelos assistenciais e financiamento do sistema de saúde. Princípio de vigilância em saúde: sanitária e epidemiológica. Perfil epidemiológico e respectivas evoluções. Implementação e avaliação de políticas públicas e de saúde, visando à promoção da equidade. Mudanças econômicas e políticas de saúde no Brasil. Previdência Social. Políticas governamentais de saúde pública. Programas de expansão de cobertura. Programação em saúde. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde. Política Nacional de Humanização (PNH). Programa de Provimento de Profissionais (PROVAB). Programa Mais Médicos (PMM).

Ementa: Seminário de Elaboração e Apresentação do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso

Aplicação dos métodos da investigação científica no planejamento de um estudo e seu relato, focalizando problemas de Administração encontrados no campo das Unidades Hospitalares.

Ementa: Sistemas de Tecnologia da Informação Gerencial nos Serviços de Saúde e Administração Hospitalar

Conceitos básicos de Sistemas de Informações Gerenciais. Definição de políticas de informática. O uso da informática na área de saúde. Aplicações no ensino, pesquisa, assistência em Administração Hospitalar. O advento de novas tecnologias de comunicação, sobretudo as ligadas à informática. A compreensão dos sistemas de computação. A informática aplicada aos Serviços de Saúde e Administração Hospitalar. Sistemas integrados entre setores da organização. Importância do prontuário eletrônico para a organização.

Ementa: Sistematização da Assistência Aplicada à Administração Hospitalar

Aplicação da sistematização aplicada à administração hospitalar; Metodologia do processo de administração hospitalar na sistematização da Assistência em Unidade de saúde; fundamentação teórico-conceitual do Processo de administração hospitalar; Planejamento: estabelecimento de prioridades, estabelecimento de resultados esperados e registro do plano de administração hospitalar;cuidados; Implementação e Avaliação das Intervenções (Evolução) o processo de administração hospitalar.

Ementa: Trabalho de Conclusão de Curso em Gestão Hospitalar

Desenvolvimento de um método da investigação científica na prática da Gestão Hospitalar e intervenção, apresentando relatório final em forma de artigo científico.