Mensagem Institucional | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mensagem Institucional

A Fundação Unisul

A Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Fundação Unisul) nasce do espírito comunitário, da ousadia e, especialmente, das necessidades que motivaram o desenvolvimento da cidade de Tubarão: primeiro, das necessidades das famílias, que conviviam com a única alternativa e angústia de encaminharem seus filhos para estudarem noutros Estados; e, segundo, das necessidades da região, com a dificuldade de reter seus talentos, perdendo a própria condição de crescimento e de promoção regional. A iniciativa comunitária e a atitude empreendedora dos tubaronenses transformaram a Fundação Unisul numa das pioneiras no modelo comunitário de educação superior brasileiro, cuja capilaridade se replicou por inúmeras cidades e continua a produzir seus efeitos, multiplicando Fundações e, sobretudo, a inclusão social em todo o território catarinense.

A visão de institucionalidade permeia os objetivos e as metas da estratégia fundacional, assegurando o cumprimento das competências da Fundação Unisul, mas, especialmente, a garantia o exercício da autonomia universitária na execução das suas atividades planejadas. Trata-se de uma institucionalidade que compreende o espírito de compartilhamento, sinergia e do ‘olhar’ para o todo, percebendo a presença e o legado da Unisul, independente de vinculação e da relação que se estabeleça, num movimento onde não existam partes e sim complementaridades.

As estratégias, as prioridades e a postura fundacional requerem, ainda, atitudes proativas, efetivas e articuladas frente ao setor governamental e comunitário, na construção e no desenvolvimento de alianças estratégicas que agreguem valor e inclusão social.

É neste contexto, sob premissas, desafios estruturantes e perspectivas, que a Fundação Unisul - a partir de seus eixos estratégicos, dos colegiados deliberativos e demais órgãos vinculados - buscará uma efetiva organicidade na arquitetura de relacionamento para acelerar as aspirações institucionais e alianças, numa visão de institucionalidade que contemple sua responsabilidade de mantença, mas, sobretudo, sua capacidade de articulação e de transformação.


Sebastião Salésio Herdt
Presidente da Fundação Unisul

 

Unisul em redes múltiplas de aprendizado permanente

As ações da Unisul e a interação entre colaboradores, professores, alunos e comunidades em diferentes contextos sociais impactam não só a comunidade acadêmica, mas toda a região onde está inserida, consolidando a proposta de educação para além dos muros da Universidade.